sábado, 24 de novembro de 2012

Exposição UMBRA - Curadoria

O tema de investigação da Exposição UMBRA foi o DUPO DO CORPO.
O texto no link abaixo é a  apresentação da exposição da Curadora Marina Coelho



Nascido em 1969, o artista brasileiro Fernando Cardoso iniciou seu trabalho de escultura nos anos 1990. Seu principal interesse está nos sentimentos que busca expressar através das curvas e do movimento das formas do corpo humano. Com forte influência expressionista, suas obras apresentam, simultaneamente, leveza e atitude, presentes consecutivamente nas formas alongadas e libertas de matéria do corpo de seus personagens, e no peso e no gesto de suas extremidades e membros.
Para a exposição Umbra na Galeria André, sua primeira individual em uma galeria comercial, utilizando-se da sombra como principal elemento, Cardoso propõe uma releitura de sua obra a partir de referências a artistas contemporâneos, como o francês Christian Boltanski e a japonesa Kumi Yamashita, assim como ao teatro de sombras.
Entendida pela psicologia como o lado menos consciente da personalidade, a sombra, que é indissociável daquele que a produz, remete à primitividade da natureza humana; a animosidade que se tenta negar e reprimir por conter desejos imorais e violentos. Sendo um grande depósito de energia instintiva é também a principal fonte da criatividade e espontaneidade do indivíduo, aspectos fundamentais para o desenvolvimento humano e artístico. Quanto maior a consciência sobre sua sombra – e seus aspectos obsessivos,possessivos e autônomos, capazes de dominar o ego estruturado – maior controle o indivíduo tem sobre seus impulsos destrutivos, sendo capaz de transformá-los em um rico material de análise do insconsciente coletivo.
Dessa forma, Cardoso faz um resgate a suas origens criativas, e a partir das sombras geradas por suas esculturas, estabelece um novo diálogo entre sua obra e o espaço expositivo, libertando-a da linguagem escultórica exclusivamente, e transformando o tridimensional em bidimensional e o estático em cinético. A instalação criada para o andar superior da galeria, com sua composição de sombras, projeções e cores, produz uma imagem que poderia pertencer ao mundo do inconsciente, dos sonhos; algo que é estranho mas ao mesmo tempo familiar e extremamente poético. A montagem transforma ainda a recepção do observador, que passa a participar ativamente da obra ao reconhecer sua sombra também projetada no espaço da galeria, e assim, a questionar sua própria condição humana.
Sobre o artista:
Fernando Cardoso vive e trabalha em São Paulo. Estudou modelagem em 1997 na Fundação Armando Álvares Penteado, e em 2001 com Israel Kinslansky. Apresentou suas obras nas exposições individuais: Visões, no Anhembi Morumbi, e nas sedes do Serasa e da Natura (2008); O Espetáculo da Vida, no Clube Alto de Pinheiros (2005). Participou também das mostras coletivas: A Arte em Bronze, na Paralela ao 59o Salão de Belas Artes de Piracicaba (2011); Paço das Artes (2009); 1a Bienal Internacional de Sorocaba (2007); Congraçamento de Artistas plásticos Brasileiros, no Memorial da América Latina (2006); Comemoração do Dia Internacional da Mulher na Academia Brasileira de Arte e Secretaria do Estado da Cultura (2006); VI Salão Comemorativo São Paulo 452 anos (2006); Cores na Galeria André (2005); Mostra dos Premiados Art In Forma (2005); Salão Art In Forma VIII (2004); XVII Mostra de Arte da Granja Viana (2003); Centro Britânico Brasileiro (2003); e Salão Art In Forma VII (2003).
Curadoria: Marina Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário