sábado, 24 de novembro de 2012

Exposição UMBRA - Outro ponto de vista

UMBRA é uma investigação sobre o significado da SOMBRA e de nosso DUPLO
O texto no link abaixo é uma reflexão sobre SOMBRA pelo ponto de vista da Psicologia, de autoria do Psicólogo Daniel Rothenberg

presença do oposto
Para a psicologia profunda, sombra é entendido como o lado menos consciente da personalidade, ou, o seu lado mais obscuro. Como tal, pode ser mais ou menos consciente, mais ou menos incorporada ao nosso self, compreendido como a totalidade da nossa identidade. O que aponta para o fato de que, assim como fenômeno físico da sombra, que a depender de como a luz incide pode formar-se mais ou menos visível aos olhos de quem a faz, o mesmo ocorre com a sombra da nossa personalidade. Mais ou menos visível, ou melhor perceptível, pois pode ser sentida não somente pela visão, é indissociável daquele que a produz. Ainda que não percebamos nossa própria sombra, ela se faz presente para os outros.

Sombra não raramente é sinônimo de escuridão, trevas, falta de luz. Mas para que a sobra se faça é imperioso que exista luz, que por sua vez é termo análogo a conhecimento. Se é verdade que na escuridão a visão é prejudicada, a luz total cega, o que também prejudica a visão. A sombra acaba por mediar, dosar, balancear os extremos, tornando possível que “vejamos” para conhecer, e conhecendo, expandirmos nossa percepção consciente. Quanto mais luz, maior a sombra, quanto mais conscientes e integradas, maior a unicidade entre extremos que podem se excluir, mas idealmente complementam-se. Não há como experimentar um sem o outro. É justamente a presença do oposto que nos faz conhecer, distinguir, discernir para, principalmente fazer escolhas.
Daniel Rothenberg


Nenhum comentário:

Postar um comentário